Calorias? Esqueça elas, a chave para perder peso é saber as gorduras que você consome

 Descubra gorduras saudáveis ​​que o ajudarão a perder peso.

Há pessoas que quase fazem cultos para as dietas. Elas fizeram experiências sobre o que, quando e com que frequência podem comer. Apesar de todos os seus esforços, ainda são obesos. Uma razão inegável para isso é que a maioria das dietas não são eficazes a longo prazo. Pelo menos, não as dietas que conhecemos: o jejum quase total, os regimes com alto teor de proteína, os planos combinatórios… No início, mesmo a dieta mais absurda pode ter um efeito positivo, mas o que conta no fim não é o peso perdido, mas conservar o peso adequado.

Na primeira semana de uma dieta típica rigorosa, isto é, baixa em carboidratos e alta em gorduras boas e proteínas, mais de 70% da perda de peso pode ser devido à perda de água. A deficiência grave de carboidratos também diminui a taxa de metabolismo do corpo basal, o que, por sua vez, torna ainda mais difícil “queimar” o tecido adiposo. Quem persevera em uma dieta pode, no longo prazo, alcançar seu objetivo, embora muitas vezes o alcance às custas do tecido magro de seu corpo, especialmente o muscular. E uma vez que você relaxa sua disciplina de comer e seus hábitos de exercício físico, as células de gordura provavelmente serão as primeiras a reaparecer. Ai sim começa o ganho de peso novamente – e aumentará seu peso – mais do que quando a dieta começou. É muito mais fácil recriar gordura do que músculo. As pessoas que sofrem dietas restritas sucessivas, ele explica, tendem a sacrificar um pouco de tecido magro cada vez que repetem o ciclo.

Alguns estudos são radicalmente opostos aos métodos tradicionais de controle de peso, que giraram em torno da redução de calorias e não de gordura. Se 3.500 calorias forem consumidas menos do que o habitual – principalmente diminuindo a ingestão de carboidratos – a receita convencional aconselha, então, metade do quilo será perdido. Atualmente, os nutricionistas afirmam que existem calorias de diferentes tipos. Apenas três por cento da gordura contida na dieta é “queimada” durante os processos de digestão, transporte de sangue e armazenamento; O resto é convertido em gordura corporal. As gorduras podem ser transformadas em energia, é claro, mas não tão diretamente quanto os carboidratos.

Estudos nesta área mostram que, mesmo com dietas relativamente baixas em calorias – tão baixas quanto 1.500 calorias por dia – as pessoas podem se tornar obesas se a metade dessas calorias vierem da gordura. Nas dietas das pessoas no Ocidente, são incluídos alimentos com gordura em até 40 por cento – quatro vezes mais do que o corpo precisa.

Agora, a gordura não carece de virtudes. Ele isola o organismo e ajuda a conservar o calor corporal. Os ácidos graxos essenciais também desempenham um papel crítico no desenvolvimento de certos hormônios vitais para os processos metabólicos do organismo. No entanto, a dose adequada de gordura pode ser obtida com uma ingestão mínima entre 135 e 225 calorias de gordura – apenas 15 a 25 gramas – a cada dia.

Alimentos com gordura:

Muitos desses números são o que você esperaria: 100 por cento das calorias da manteiga e do óleo são gordas e 86 por cento dos óleos de coco e de palma, amplamente utilizados em alimentos processados; maionese contém 99,8 por cento de gordura; Molho tártaro (maionese com picles e alcaparras), 95; bacon, 68% em média; Queijo cremoso, 90; manteiga de amendoim, 75. Com a margarina você evita o colesterol que contém manteiga, mas ainda é 100% de gordura na sua composição calórica. E aqui está uma surpresa: o tofu, que muitos entusiastas da dieta consideram um alimento naturista, contém 53% de gordura, apesar do alto teor de proteína. Mesmo os vegetais e os vegetais contêm gordura, embora na maioria dos casos isso não exceda dez por cento. Em quase todas as frutas, as calorias de origem gordurosa representam menos de cinco por cento. Uma batata assada tem apenas um por cento de gordura, mas se você adicionar duas porões de manteiga, em seguida essa batata conterá mais de 40 por cento de substâncias gordurosas.

O açúcar e os amidos, que são carboidratos e são o principal combustível do corpo, são frequentemente culpados por associação, porque tendemos a comê-los misturados com gordura. Coma um pedaço de barra de chocolate e o corpo queimará o açúcar, mas guardará a gordura. O Fettucine a Alfredo engorda muito, mas não por causa do macarrão, mas por causa do molho, que é abundante em manteiga e creme.

Muitos atletas, cujas atividades exigem grande resistência, triunfam graças aos amidos, porque descobriram que os carboidratos complexos são transformados em energia. A gordura extra torna-se excesso de peso.

Não sugerimos que as calorias fornecidas pelos carboidratos não tenham que ser consideradas. Se consumidas em quantidades excessivas, o corpo irá converter em gordura o que não pode usar ou armazenar como glicogênio. No entanto, se sua dieta é baixa em gorduras ricas, é muito provável que você possa comer carboidratos toda a sua vida sem ganhar peso.

Especialistas recomendam uma dieta com pouca gordura e rica em carboidratos, combinada com um programa sistemático de exercícios. Em suma, uma pessoa normal mudará seu fettuccini a Alfredo para brócolis? Talvez, se o efeito negativo do excesso de gordura for considerado e tido em estima: um organismo obeso, cansado, fraco e insalubre. Por outro lado, o brócolis é um excelente alimento para aqueles que precisam perder peso.

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